Senado Federal elege novo presidente nesta segunda. Conheça os candidatos

Novo presidente do Senado terá pauta densa de projetos na área econômica; agenda de costumes também pode ser analisada.


Crédito: Rafaela Felicciano

O Senado Federal elegerá na segunda-feira (1º/2) o presidente que ficará à frente da Casa pelos próximos dois anos. Para que seja eleito, são necessários os votos de 41 dos 81 senadores. A votação será realizada de forma presencial e com voto secreto.


Quatro senadores oficializaram suas candidaturas à presidência: Jorge Kajuru (Cidadania-GO), Major Olímpio (PSL-SP), Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e Simone Tebet (MDB-MS).


Pacheco é tido como o favorito ao pleito, mas enfrenta forte concorrência da senadora sul-mato-grossense, mesmo abandonada por seu próprio partido. Kajuru e Olímpio correm por fora e se candidataram para marcar posição.


Por ser o candidato do atual presidente, Davi Alcolumbre (DEM-AP), Pacheco leva vantagem no número de votos declarados. Nos últimos dias, o parlamentar mineiro viu o otimismo por sua eleição crescer ainda mais, após Simone Tebet anunciar que não terá o apoio formal de seu partido, o MDB, nas eleições e lançar sua candidatura de forma avulsa. A sigla tem a maior bancada do Senado.


O movimento de descolamento de Simone do MDB ocorre diante das recentes tratativas entre a sigla e Davi Alcolumbre para angariar cadeiras na Mesa Diretora em troca do apoio a Pacheco. Com a ruptura entre a parlamentar e o partido, a expectativa é de que o senador mineiro ganhe mais votos, ficando assim ainda mais próximo dos 41 necessários para sua condução à chefia da Casa.


Fonte: Metrópoles

0 comentário