PT decide apoiar Baleia Rossi em disputa à presidência da Câmara dos Deputados

Expectativa é que o PT indique o primeiro vice-presidente ou o primeiro secretário na chapa do candidato de Rodrigo Maia (DEM-RJ).


Crédito: Michel Jesus/ Câmara dos Deputados

A bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados decidiu apoiar a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Casa. O emedebista é o nome apoiado pelo grupo de Rodrigo Maia (DEM-RJ) à sua sucessão na disputa com o deputado Arthur Lira (PP-AL), apoiado pelo Planalto.


De acordo com informações da Folha de S.Paulo, a votação aconteceu nesta segunda-feira (4), durante reunião por videoconferência. Foram 27 votos a favor e 23 por uma candidatura do próprio partido ou por mais tempo para discussão.


A expectativa é que o PT indique o primeiro vice-presidente ou o primeiro secretário na chapa do emedebista. O acordo interno, segundo a publicação, é que o nome escolhido não seja da tendência Construindo um Novo Brasil, já que o líder do partido é desse grupo.


Com a decisão, o anúncio oficial deverá ser feito em conjunto com outros partidos de oposição, como o PSB e o PDT, até esta terça-feira (5). Ao todo, já são 290 deputados favoráveis à eleição de Baleia Rossi para o comando da Câmara. Seu rival reúne 204 votos.


Apesar da sinalização de apoio, não há garantia de adesão completa da bancada do partido à chapa eleitoral. A eleição na Câmara, prevista para fevereiro, requer 257 votos favoráveis ao candidato.


Fonte: Bahia.ba

0 comentário