Em AL, idosos a partir dos 85 anos serão vacinados com doses da Oxford/AstraZeneca

O imunizante chegou ao estado na madrugada deste domingo (24).


Crédito: Divulgação

O Estado de Alagoas recebeu, na madrugada deste domingo (24), 27.500 doses da vacina feita com a farmacêutica AstraZeneca e produzidas no Instituto Serum, na Índia. Após liberação pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Ministério da Saúde, as doses do imunizante foram distribuídos entre os estados. O governador Renan Filho, acompanhado do secretário de Saúde Alexandre Ayres, estiveram no Aeroporto Zumbi dos Palmares para receber o imunizante.


De acordo com o governador Renan Filho, a distribuição das doses acontece nesta segunda-feira (25) e sua aplicação deve ser direcionada aos idosos a partir de 85 anos. A decisão em dar início à imunização deste público está relacionada ao quantitativo de vacinas enviadas a Alagoas. Cada frasco da vacina Oxford/AstraZeneca equivale a dez doses.


“Esta quantidade de vacinas que chegou ao Estado nos permite realizar a vacinação deste público. Se você conhece alguém com mais de 85 anos, basta procurar a Secretaria de Saúde do seu município para se informar. Entregaremos as vacinas nas quantidades certas, de acordo com as projeções do IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística]. Em paralelo, seguiremos vacinando os profissionais de saúde”, afirmou o governador Renan Filho.


Os gestores destacam que as vacinas que chegaram ao Brasil já passaram por um processo de análise por exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e seguiram para armazenamento no Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas.


As vacinas de Oxford farão parte do Programa Nacional de Imunização, que é coordenado pelo Ministério da Saúde e teve início em 17 de janeiro com a distribuição de 6 milhões de doses da CoronaVac para os Estados. Na última sexta-feira (22), outras 4,8 milhões de doses da CoronaVac foram aprovadas para uso emergencial no Brasil.





0 comentário