Com impasse na Câmara, PL para doação de terrenos ao governo do estado pode comprometer Delmiro

Governador quer construir cinco creches e ampliar oferta da Educação Básica na cidade


A Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Delmiro Gouveia (CMDG), da última quinta-feira (22), trouxe à tona um embate sobre a doação de terrenos através da prefeitura ao governo de Alagoas, para a construção de cinco creches na cidade.


O líder do governo na Casa Legislativa, o vereador Jammil Cordeiro (PSC), fez a solicitação para que o projeto fosse votado em caráter de urgência, em primeira e segunda votação.


A polêmica teve início quando a vereadora Henriqueta Eva Cardeal (PSD), se posicionou contra ao pedido feito pelo líder do governo. Na fala dela, a edil questionou o convênio entre prefeitura e estado e foi enfática ao dizer que era contra o projeto.


“Sou contra. Da forma que se manda, tudo é feito na calada da noite”, disparou a vereadora.

Henriqueta também deu a entender que pelo decreto de luto da morte do ex-vereador Cláudio Bandeira, de três dias, sessão não deveria ser realizada. “É muito interessante, mas tudo bem”, retrucou.

O vereador Wendel Emiliano (Solidariedade), ao fazer o uso da palavra, também se pronunciou contrário ao projeto. Ele justificou que desde a gestão passada, creches estão inacabadas e não vê motivos para a doação de terrenos.


Everton Rocha (Solidariedade) também foi na linha dos vereadores antecessores e citou, inclusive, obras inacabadas, deixadas pela gestão do ex-prefeito, Padre Eraldo e que, segundo a fala do edil, se transformam em elefantes brancos.


A sessão foi cancelada por 10 minutos e na volta, o PL foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça, que tem o prazo de três dias para emitir o parecer.


Município se posiciona

Após a polêmica envolvendo o tema, o procurador-geral do município, Ailton Paranhos, na noite desta quinta-feira (22), divulgou nas redes sociais, uma mensagem do governador Renan Filho (MDB), direcionada a prefeita Ziane Costa, onde solicita a doação tendo em vista que o governo pretende construir cinco creches na cidade.


Leia a mensagem:


Cara prefeita,

Estou te mandando essa mensagem para informar que o Governo do Estado vai iniciar o programa de construção de 200 creches em Alagoas. Ao Estado caberá construir e equipar; aos municípios, doar um terreno de no mínimo 40m x 40m.

Aqueles que fizerem a doação até o dia 20 de abril, entram no primeiro lote que será de 80 creches. Até o dia 30 de abril, assinaremos as ordens de serviço para início das obras.

Conto com a sua colaboração.

Forte abraço.


O anúncio da construção de 200 creches através do governo do estado foi anunciado no dia 02 de fevereiro. De acordo com as informações, a iniciativa visa atender até 40 mil crianças e vai gerar 8 mil empregos diretos para profissionais da educação pública.

0 comentário